A autorresponsabilidade é a capacidade de assumir o protagonismo pelas próprias ações e decisões, aconteça o que acontecer e em qualquer plano da vida. Ou seja, ao invés de encontrar nos outros ou em circunstâncias externas, as razões por frustrações ou situações indesejadas no dia a dia, é assumir o controle de toda e qualquer situação.
É como deixar o banco do carona e assumir a direção da vida sabendo que nem tudo ocorre como queremos, mas que mesmo assim, não devemos nos vitimizar, assumindo sempre o controle da situação.
E para entender o resultado de ser autorresponsável em todas as atitudes, basta olhar para as pessoas bem sucedidas seja no trabalho, na relação familiar, no convívio social, na saúde ou em qualquer outro plano. Pessoas como Mahatma Ghandi, Steve Jobs, Barack Obama ou Michael Jordan, sempre tiveram problemas em suas vidas. E talvez muito maiores dos que temos para resolver. E vejam os resultados que alcançaram.
Este senso portanto de autorresponsabilidade te dará a capacidade de controlar mais a sua vida e alcançar o sucesso. É um atributo essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional e uma vida plena e significativa. Portanto, quando assumimos a responsabilidade por nossas escolhas e ações, naturalmente nos tornamos mais confiantes, mais resilientes e mais capazes de enfrentar os desafios da vida.
E para dar o primeiro passo, basta começar em seu próprio diálogo interno, em seus pensamentos e decisões. Naquilo que pensa diante das situações, você está de fato assumindo uma postura resiliente sem culpar fatores externos por situações que acontecem no seu dia a dia? É um belo treino para começar.
Seja 100% protagonista da sua vida.
E para finalizar, fica uma dica de um livro incrível trazendo vários insights sobre esse tema que aborda a filosofia de Alfred Adler. A coragem de não Agradar dos autores Ichiro Kishimi e Fumitake Koga.
Até a próxima!